A adubação líquida tem ganhado popularidade nos últimos anos. Muitos produtores estão trocando o adubo granulado pelo líquido por conta das vantagens econômicas e as facilidades de aplicação.

Os adubos líquidos - chamados oficialmente pela legislação brasileira de Fertilizantes Fluidos - nada mais são do que adubos convencionais dissolvidos em água, embora possam diferir na fonte do nutriente utilizada para formulação. Eles podem ser fonte de um nutriente específico, mas geralmente fornecem desde os macronutrientes N, P e K, até micronutrientes. Alguns também contêm bioestimulantes, como aminoácidos e ácidos orgânicos

Vantagens dos fertilizantes fluidos

Devido à forma de aplicação, os adubos líquidos acabam apresentando algumas vantagens aos produtores, tais como:

- Maior eficiência de absorção dos nutrientes

Os adubos líquidos são mais fáceis de manusear, garantem melhor uniformidade de distribuição no solo e mais eficiência agronômica por permitirem o uso de fontes combinadas na mistura, resultando em uma melhoria da qualidade das safras.

- Redução de tempo de aplicação

Além do custo do produto ser muitas vezes menor do que o adubo granular, a facilidade de aplicação implica em redução de tempo e custo com mão de obra.

- Não dependência da chuva

Outra vantagem é a aplicação nos períodos exatos em que a planta precisa, sem depender da água da chuva para que os nutrientes sejam aproveitados.

É importante ressaltar que os estudos não recomendam necessariamente o uso de um fertilizante em detrimento do outro. A eficácia de qualquer adubação, seja ela líquida ou convencional, depende de fatores básicos como a fonte do nutriente, dose, época e local de aplicação.

Por isso, sempre considere consultar um profissional especializado para te auxiliar a considerar os custos, facilidade e conveniência de aplicação, além da potencial resposta da planta para tomar decisões sobre fertilizantes, sempre optando por fornecedores confiáveis.

Voltar para página inical do Blog
Logotipo WhatsApp